Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Mais sobre mim

foto do autor



calendário

Janeiro 2013

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031

Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2013
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2012
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2011
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2010
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D

Visitas ImPerfeitas

Site Meter



Saw it and Loved it - Zero Dark Thirty a.k.a. 00:30 A Hora Negra

por Menina ImPerfeita, Domingo, 27.01.13

Boa noite a todos :)

 

Zero Dark Thirty ou 00:30 a hora negra (título português dado ao filme) realizado por uma dupla de sucesso: Kathryn Bigelow (a primeira mulher a ganhar um Óscar como melhora realizadora com o filme Estado de Guerra) e o produtor Mark Boal (que trabalhou com ela no filme Estado de Guerra). Este filme esteve quase para não ser realizado, ou pelo menos a história esteve para ser outra completamente diferente.

Porquê, perguntam vocês? Muito simples, esta dupla de sucesso esteve quase para fazer um documentário sobre o insucesso da captura de Osama Bin Laden, algo que deixou de ser viável após a captura e morte do mesmo por um grupo de seis soldados da SEAL. Para que este filme fosse verosímil, foram entrevistados várias pessoas ligadas aos serviços secretos, nomeadamente à CIA. Claro que este tipo de informações foi criticado, após a estreia do filme. Muitas vozes se questionaram se esta dupla teve acesso a documentos considerados confidenciais, quando questionaram os agentes da CIA (supostamente envolvidos nesta missão). Aliás não foi o único aspecto criticado do filme.O director da CIA também criticou a forma escolhida para explicar como se desenvolveu o processo de captura do terrorista Osama Bin Laden. Muito do que foi contado no filme acabou por ser refutado pelo director da CIA já que ele afirma que não foi à base dos interrogatórios que se conseguiu as informações para a captura do terrorista.

Com toda esta polémica em volta do filme e ainda antes da estreia do filme, como era possível não haver uma curiosidade natural para ver o filme e assistir, ainda que na ficção, à captura do maior terrorista da actualidade?


Resumo da história:

Como já referido na introdução, o filme conta como o processo de captura de Osama Bin Laden decorreu. Começa em 2011 aquando do ataque às torres gémeas. O filme vai contando passo a passo como se baseou o processo de captura de Osama, as técnicas de investigação, a forma como as pistas foram obtidas, como a decisão do capturar foi tomada.


Porque é que eu amei o filme?

Pela interpretação de Jessica Chastain (como Maya), pela montagem do filme, pelo suspense criado à volta do filme (que mesmo o espectador saiba o final do filme, não consegue de forma alguma tirar os olhos do ecrã). É pela voz, (quase) obsessão e competência de Maya que o espectador vai descobrindo como tudo se passa. É ela que vai contando a história ao público, ela encarna todas as emoções, que possam eventualmente, ser sentidas pelo público com um brilhantismo, que poucas actrizes conseguem fazer. Ao contrário do que se possa pensar foi uma mulher que conseguiu descobrir a localização de Bin Laden. A montagem do filme está perfeita, não há uma cena que esteja a mais ou a menos. Claro que para o sucesso da montagem, contribuiu bastante o suspense da história. Existem outros actores que também têm interpretações boas ou razoáveis, depende do ponto de vista de cada um, mas nada que se destaque tanto como a interpretação de Jessica Chastain.


Vale menu pipocas + bebida?

Se existe algum filme em que vale a pena comprar este menu é neste filme.


Companhia?

Alguém que adore um bom suspense, um filme protagonizado por um belo leque de actores e principalmente agluém verdadeiramente ansioso por ver um dos verdadeiros candidatos ao Óscar de melhor filme.


Citações

 

Dan: When you lie to me, I hurt you.

Dan: Can I be honest with you? I am bad fucking news. I'm not your friend. I'm not gonna help you. I'm gonna break you. Any questions?

Ammar: Please help me.
Maya: You can help yourself by being truthful.

 

Dan: I need a favor.
Kuwaiti Businessman: Why I should help you?
Dan: Because we're friends.
Kuwaiti Businessman: You saying we are friends? How come you only call me when you help? But when I need something you are too busy to pick up the phone. I don't think we are friends.
Dan: All right, fair enough. How about a new V10 Lamborghini? How's that for friendship?

 

George: I want targets. Do your fucking jobs. Bring me people to kill.

C.I.A. Director: What's this cluster of buildings over here?
George: That's the PMA - the Pakistani Military Academy.
C.I.A. Director: [looks at him incredulously]
George: It's their West Point.
C.I.A. Director: How far is it from the compound?
George: About a mile.
Maya: [deadpans] Four thousand, two hundred, twenty one feet; it's closer to eight-tenths of a mile.
C.I.A. Director: Who are you?
Maya: [deadpans] I'm the motherfucker that found this place.

 

Maya: [to Navy SEALs] Quite frankly, I didn't even want to use you guys, with your dip and velcro and all your gear bullshit. I wanted to drop a bomb. But people didn't believe in this lead enough to drop a bomb. So they're using you guys as canaries. And, in theory, if bin Laden isn't there, you can sneak away and no one will be the wiser. But bin Laden is there. And you're going to kill him for me.

 

 

Prémios Ganhos na gala dos Globos de Ouro

1. Melhor Actriz Principal na categoria de filme dramático- Jessica Chastain


Nomeações para os Óscares

1. Melhor Filme

2.Melhor Actriz Secundária (Jessica Chastain)

3. Melhor Montagem

4.Melhor Montagem de Som

5. Melhor Argumento Original

 

 

Espero que gostem da rubrica e que vos dê vontade de ir ver o filme, não se vão arrepender. ;)

 

xoxo

Autoria e outros dados (tags, etc)

às 21:27

As fotos/vídeos são, na sua maioria, retirados da net. Caso esteja a utilizar alguma imagem ou vídeo , de forma indevida, peço que me contactem através deste mail (somosterriveis@sapo.pt) e será logo retirado. As minhas fotos estão identificadas. Está proibida a sua cópia sem o meu consentimento prévio. Os textos são todos da minha autoria, logo a sua reprodução está expressamente proibida, sem a minha permissão prévia. Cito textos de autores, os quais estão devidamente identificados. Contudo, caso os autores dos textos citados se sintam lesados por algum motivo, peço que me contactem através do mail (somosterriveis@sapo.pt) e eles serão retirados de imediato.


Comentários recentes

  • omeumaiorsonho

    ??????????

  • *Nightwish*

    Não sou grande fã da Pandora, confesso. Mas há uma...

  • *Nightwish*

    Ainda só li os dois primeiros do Robert Langdon do...

  • *Nightwish*

    Força miúda!! Voltei de propósito para te mandar f...

  • zootpum

    Bom ano!Os anos de transição são duros mas são ao ...